GETTY
Hummels e Howedes deverão ser os principais responsáveis por parar Messi na final
Dos dez atletas que concorrem ao prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo, três são da finalista Argentina. Como um deles - Ángel Di María - está machucado e tem poucas chances de começar a partida decisiva contra a Alemanha, caberá aos outros dois, que possuem funções opostas, a responsabilidade de guiar o time no duelo e buscar o terceiro título para o país.
Em um setor do campo, Javier Mascherano terá a função de destruir o perigoso ataque germânico, no outro, Lionel Messi será o grande encarregado de construir a viória.
Evitar que essa dupla se destaque seria um passo imenso para a Alemanha assegurar o tetracampeonato no domingo. E, mesmo com toda a dificuldade que essa missão pareça ter, o técnico Joachim Low pode já contar com as peças ideais para tal tarefa.
Para se defender das arrancadas e a genialidade de Messi, que tem atacado principalmente pelo seu lado direito, o treinador alemão conta com um atleta totalmente voltado à defesa. Isso porque Benedikt Howedes, que é zagueiro, tem atuado em toda a competição como lateral esquerdo. Se oferece pouco na hora de apoiar, ele não compromete na defesa, apesar de não ser veloz para atuar no lado do campo.
Quando o assunto é proteger a retaguarda, Howedes tem cumprido bem o seu papel. Ele está em sétimo lugar na lista de atletas que mais fez desarmes no Mundial com 16. Além disso, figura na oitava posição entre os jogadores que mais recuperaram bolas (40).
Mesmo que passe pelo defensor do Schalke 04, Messi ainda terá pela frente Mats Hummels, que atua pelo lado esquerdo da zaga e compensa a falta de velocidade do lateral. De quebra, o atleta do Borussia Dortmund vive ótima fase e é um dos candidatos a melhor da Copa.
TRUMEDIA
Na Copa, Messi tem caído mais pelo lado direito do campo
Já quando tiver a bola, a Alemanha terá outro grande desafio: superar Mascherano. Líder no meio de campo argentino, o volante é o quinto com maior número de bolas recuperadas no torneio (42) e o quarto com mais desarmes (18). Peça importante no início das jogadas ofensivas - é o atleta que deu mais passes no Mundial até aqui, com um total de 478 -, ele tem sido absoluto defensivamente.
No entanto, Mascherano fica mais preso à parte central do campo, o que não coincide com o jogo alemão. Para Low fazer seus comandados evitaram perder a bola para o volante, manter o seu estilo de jogo de intensa movimentação e usar os lados do campo - como o mapa de calor abaixo indica - pode ser o caminho.
De qualquer forma, é difícil imaginar que os germânicos terão facilidade em infiltrar na defesa adversária pelo centro, como ocorreu frequentemente na goleada por 7 a 1 sobre o Brasil na semifinal.
Alemanha e Argentina se enfrentam neste domingo, às 17h (de Brasília), no Maracanã, pela decisão da Copa do Mundo. A partida terá transmissão da ESPN Brasil eWatchESPN e acompanhamento em tempo real do ESPN.com.br.
TRUMEDIA
Mapa de calor mostra que, na Copa do Mundo, Mascherano se concentra na faixa central do campo
TRUMEDIA
Alemanha se movimenta intensamente e ataca bastante pelos lados, o que pode dificultar a vida de Mascherano
fonte espn
0 comentários: