sábado, 15 de março de 2014

Há 30 anos, Vasco e Fluminense decidiam um Campeonato Brasileiro O Clássico dos Gigantes, que marca a 14ª rodada do Carioca, foi final de Brasileirão em 1984, sagrando o tricolor bicampeão nacional

sábado, 15 de março de 2014 - by Unknown 0

Ingressos dos dois jogos das finais do Campeonato Brasileiro de 1984. (Imagens: Site Oficial Fluminense)
Em disputa direta pela vice-liderança do campeonato carioca , Vasco e fluminense  fazem, neste domingo, um clássico esvaziado daquele clima de decisão, mas ainda assim cheio de rivalidade. O duelo, que recebeu a alcunha de Clássico dos Gigantes, já decidiu campeoantos cariocas e até um nacional. Isso foi há 30 anos, quando o Tricolor das Laranjeiras sagrou-se bicampeão brasileiro, ao vencer o Cruz-maltino por 1 a 0, com gol de Romerito.

Comandada por Roberto Dinamite, a escrete vascaína eliminou a Portuguesa e o Grêmio de Renato, então campeão mundial, nas fases finais da competição antes de chegar à grande decisão contra o Fluminense que, por sua vez, tinha passado por Coritiba e o Corinthians da "Democracia Corinthiana", com Sócrates, Casagrande e companhia. Pela primeira vez na história, o Campeonato Brasileiro seria decidido por duas equipes do Rio de Janeiro. Um retrato da hegemonia carioca no cenário do futebol nacional que, de 1980 a 1989 conquistou 6 títulos brasileiros.

Neste período, o campeonato ainda era disputado na fórmula de "mata-mata". E o título de 1984 foi decidido já no primeiro jogo das finais. Em confronto equilibrado, no Maracanã, o Flu saiu vencedor com um golzinho solitário do craque paraguaio Romerito. No jogo da volta, o Tricolor soube aproveitar a vantagem do empate e segurou o zero a zero no placar até o apito final para, enfim, soltar o grito de campeão, sob o comando do técnico Carlos Alberto Parreira, no dia 27 de maio de 1984. 
Romerito e Assis com a taça de 1984 na sala de troféus do Fluminense. (Foto: Nelson Perez/Fluminense Oficial).

Levantando a taça nacional e o tricampeonato carioca (1983/84/85), esse time formado por jogadores pouco conhecidos e muito jovens, como o zagueiro Ricardo Gomes e o lateral-esquerdo Branco, conseguiu superar a "Máquina Tricolor", que conquistara apenas um bicampeonato estadual (1975/76), mas não chegou ao tão sonhado título brasileiro. 

Hoje, Conca e Fred fazem as vezes de Romerito e Assis do lado tricolor e entram em campo neste domingo diante do Vasco, às 18h30, no mesmo palco de 1984, o Maracanã, em busca de mais um título e escrevendo mais um capítulo na história do Clássico dos Gigantes. 

FICHAS TÉCNICAS:

FLUMINENSE 1 X 0 VASCO

Local: Estádio Maracanã (RJ)
Data: 24/05/1984
Público: 63.156
Árbitro: Luís Carlos Félix (RJ)

Fluminense: Paulo Víctor; Aldo, Duílio , Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei e Assis; Romerito, Washington e Tato. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Vasco: Roberto Costa; Edevaldo, Ivan, Daniel González e Aírton; Pires, Arturzinho e Mário; Jussiê (Marcelo), Roberto Dinamite e Marquinho. Técnico: Edu.

FLUMINENSE 0 X 0 VASCO

Local: Estádio do Maracanã (RJ)
Data: 27/05/1984
Público: 128.381 pagantes.
Árbitro: Romualdo Arpi Filho (SP)  

Fluminense: Paulo Vítor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei e Assis;
Romerito, Washington e Tato. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Vasco: Roberto Costa; Edvaldo, Ivan, Daniel González e Aírton; Pires, Arturzinho
e Mário; Mauricinho, Roberto Dinamite e Marquinho. Técnico: Edu.

Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

parceiros

© 2013 Bate-Bola do AZ . WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog