O Cruzeiro se despediu da primeira fase do Campeonato Mineiro com mais uma vitória tranquila neste domingo. Mesmo jogando fora de casa e com vários reservas em campo, o time celeste não deu chances a Tombense: 3 a 0. Júlio Baptista, Mayke e Alisson marcaram os gols do triunfo.
O resultado faz o Cruzeiro terminar com 29 dos 33 pontos possíveis na primeira fase do Mineiro, com a liderança isolada da competição. Com isso, o rival na semifinal será o Boa Esporte, com o primeiro jogo em Varginha e a decisão da vaga na final dentro do Mineirão.
Antes de pensar na fase decisiva do estadual, porém, o Cruzeiro tem que mudar o foco para a Libertadores. Em uma situação não muito boa no grupo 5, a equipe celeste precisa vencer o Defensor na próxima quinta-feira.
O jogo - Precisando vencer para conseguir a classificação para oitavas de final do Mineiro, o Tombense iniciou o duelo pressionando o Cruzeiro, mas dando espaços. Mesmo com mais volume de jogo, a primeira chance de real perigo foi dos celestes. Aos quatro minutos, o zagueiro Walace foi ao ataque e desviou cobrança de escanteio, obrigando o goleiro Flávio a fazer grande defesa.
Com o passar do tempo, o cenário da partida no Almeidão revelou equilíbrio de ações, com o Tombense buscando o ataque, mas errando muitos passes, o que permitiu ao Cruzeiro sair no contra-ataque em vários momentos. Aos 15, Elber fez fila na zaga visitante e ficou livre para fuzilar o goleiro Flávio, mas a conclusão saiu por cima do travessão, em um bom ataque cruzeirense.
Apesar de manter a posse de bola nas imediações da área do Cruzeiro por muito tempo, a equipe de Tombos encontrou dificuldades para finalizar com perigo contra a meta de Elisson. Com isso, as oportunidades celestes no jogo foram mais perigosas na maioria das vezes.
De tanto insistir, o Cruzeiro chegou ao gol aos 33, com o armador Júlio Baptista. O jogador aproveitou cobrança de escanteio de Samudio e subiu mais que a zaga do Tombense para estufar as redes, levando o torcedor celeste à loucura nas arquibancadas do Almeidão, em Tombos. O gol deu tranquilidade para a equipe da capital, que passou a controlar a partida.
Aos 37, Mayke foi lançado na ponta direita e mostrou calma para limpar a marcação ante de tocar na saída do goleiro ampliando a vantagem do Cruzeiro, e deixando a equipe da Zona da Mata Mineira distante do sonho de chegar as semifinais do Mineiro. Com 2 a 0 no placar, os celestes administraram o restante da primeira etapa.
Na volta para o segundo tempo, o Tombense não teve alternativa a não ser buscar a virada. Aos três minutos, o avante Júnior Negão arriscou arremate de fora da área, e a bola explodiu na trave do goleiro Elisson. Perseguindo o ataque a qualquer custo, os donos da casa deram muitos espaços para o contra-ataque celeste.
O time do técnico Marcelo Oliveira aproveitou pouco a liberdade dada pelos donos da casa, e acabou recuando demais para chamar o time de Tombos, mas no momento de armar os contra-ataques pecou na troca de passes. Aos 35, Jonathan quase marcou o gol de honra do time da Zona da Mata, mas Elisson trabalhou bem para segurar chute forte de fora da área.
Já no finalzinho do jogo, o Cruzeiro chegou ao terceiro gol para selar o triunfo celeste no Almeidão. Elber pegou rebote da zaga do Tombense e rolou para Alisson, que na saída do goleiro tocou por baixo para balançar as redes. Após o gol, o jogador se emocionou bastante e foi abraçado pelos companheiros de clube.
FICHA TÉCNICA
TOMBENSE 0 X 3 CRUZEIRO
Local: Estádio Almeidão, em Tombos (MG)
Data: 16 de março de 2014, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Ronei Cândido Alves (FMF)
Assistentes: Ricardo Vieira Rodrigues (CBF/FMF) e Magno Arantes Lira (FMF)
Cartão amarelo: (Cruzeiro) Samudio
GOLS:
Cruzeiro: Júlio Baptista, aos 33 e Mayke, aos 39 minutos do primeiro tempo; Elisson, aos 40 minutos do segundo tempo
TOMBENSE: Flávio; Léo, André, Mailson e Wanderson; Denilson, Pablo (Rafael Pernão), Joilson e Jonathan; Toni (Tiago Azulão) e Júnior Negão
Técnico: Rogério Lourenço
CRUZEIRO: Elisson; Mayke, Léo, Wallace e Samudio (Marlone); Henrique, Souza, Tinga (Willian Farias) e Júlio Baptista (Alisson); Elber e Luan
Técnico: Marcelo Oliveira
0 comentários: