Não foram apenas R$ 0,20. As manifestações populares que explodiram no Brasil no ano passado, sobretudo no período em que o país recebeu a Copa das Confederações, anunciaram um cenário complicado para a Copa do Mundo de 2014. Apenas 47% dos habitantes são favoráveis à realização do evento no local, segundo pesquisa da Nielsen, e 16% deles têm imagem negativa dos patrocinadores oficiais. Diante dessa taxa de rejeição, parceiros comerciais da competição já começaram a discutir alternativas para uma redução de ações nas ruas.
A preocupação dos patrocinadores com a Copa do Mundo de 2014 é uma versão mais acentuada do que aconteceu no ano passado. Durante a Copa das Confederações, por exemplo, a Coca-Cola chegou a cobrir outdoors para evitar depredações. O Itaú cancelou a gravação de uma série de filmes focados no evento.
Para a Copa do Mundo, ao menos duas empresas que terão marcas atreladas ao evento confirmaram à reportagem que terão menos ações nas ruas. Haverá uma redução na ativação corpo a corpo, que será substituída por mais ações de mídia e redes sociais.
"Nós não estávamos muito acostumados a isso. O Brasil não estava muito preparado para uma reação assim, mas todo mundo foi para a rua durante a Copa das Confederações. Aí se percebeu que a Copa não seria a festa que todo mundo imaginava. Isso repercute até hoje, mesmo que as marcas tenham tido um ano para se preparar", disse Mário Ruggiero, diretor da Nielsen Sports.
O braço esportivo da Nielsen fez três pesquisas com brasileiros sobre como a Copa e os patrocinadores são percebidos no país. Os levantamentos foram realizados em setembro de 2012, e em dois períodos de 2013 (julho e dezembro).
Na primeira aferição, 71% dos brasileiros eram favoráveis à Copa do Mundo no país. O índice caiu para 45% no segundo levantamento, mas chegou a 47% na terceira medição.
A relação com os patrocinadores seguiu um movimento similar nas três pesquisas. As marcas atreladas à Copa tinham 67% de aceitação em 2012, e apenas 3% das pessoas disseram ter uma imagem negativa sobre essas empresas. Os números mudaram para 32% e 22% em julho e para 35% e 16% em dezembro, respectivamente.
"Acho que essa rejeição é muito mais discurso do que prática. As pessoas não vão deixar de frequentar o McDonald's ou de beber cerveja Brahma porque essas marcas estarão expostas na Copa do Mundo. O percentual de extremistas é muito baixo e pouco representativo. Mas acho que vai haver um receio, como já aconteceu na Copa das Confederações. A quantidade de ações vai ser muito maior antes do que durante o evento", projetou Ruggiero.
Além das manifestações contra a Copa, há um temor entre os patrocinadores sobre o uso deturpado de algumas iniciativas. O exemplo mais citado pelas marcas é o da Fiat, que lançou em 2013 uma campanha com o mote "vamos para a rua". A ideia era aproveitar o conceito do Mundial como festa popular – a montadora não é parceira do evento –, mas a iniciativa acabou sendo usada para fomentar as manifestações.
A realização de protestos em sedes de grandes eventos esportivos, aliás, não é nenhuma novidade. Houve manifestações na África do Sul durante a Copa do Mundo de 2010, por exemplo. Também aconteceram coisas do gênero em Londres no período dos Jogos Olímpicos de 2012.
No Brasil, de acordo com a pesquisa da Nielsen, a grande diferença é a transformação da Copa do Mundo em vilã. "A mensagem que a população tem passado é que não é ruim ser patrocinador do evento. O que é ruim é atrelar um grande investimento, com milhões em estádios, e não colocar os mesmos milhões em focos como creches e escolas. Há uma comoção social em torno disso", analisou Ruggiero.
A aposta do diretor da empresa de pesquisas é que esse panorama fará com que as empresas adotem uma linha de comunicação muito mais voltada ao aspecto social: "A Coca-Cola já tem um trabalho muito interessante nessa linha. A Adidas, o McDonald's e o Itaú também são bons exemplos. Vários investem, mas isso não está claro. A ativação vai precisar focar mais nisso".
sexta-feira, 14 de março de 2014
Você está aqui → Início
→ copa do mundo
→ O gigante acordou e não quer mais a Copa. E agora, patrocinadores?
O gigante acordou e não quer mais a Copa. E agora, patrocinadores?
sexta-feira, 14 de março de 2014 - by Unknown
0
Tags: copa do mundo
Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade
Postagens populares
-
éssica Peladona deixou a calcinha de renda aparecer ao se sentar em um sofá no camarote Mr Catra se apresentou nesta quarta-feira (14), ...
-
Provar sua competência e que sua carreira não era fruto apenas pela influência do ex-marido. É isso que Carolina Galan planeja após se separ...
-
O goleiro do Atlético-PR, Weverton, é um cara de sorte. Por quê? Simples: ele é o namorado de uma das mulheres mais bonitas do Brasil, a pan...
-
Domingo, ressaca, aquele dia tedioso com a auto-estima mais baixa do que a de Marcelo ao fazer um gol contra no primeiro jogo da Copa. Aí, p...
-
O youtuber Muca muriçoca foi preso hoje de tarde em um hotel no rj apos ser acusado de pedofilia por bluezão .
-
Confira quem são as musas da Superliga Feminina de Vôlei! Elas não dão show apenas em quadra, mas também no quesito beleza! Thaísa é meio ...
-
Andressa Urach não cansa de surpreender o público. Em entrevista ao jornal "O Globo", a repórter e apresentadora da RedeTV! revelo...
seguir
Curta e concorra a um brinde no final do més
site seguro
Que deus te guarde
suarez luis . Tecnologia do Blogger.
Tags
- Atletico PR (8)
- Bate Bola do Az (8)
- Bundesliga (1)
- Ceará (1)
- Duelo de craques (5)
- Goiás (3)
- Golfe (1)
- Juventus (1)
- Libertadores (4)
- NBA (1)
- Os caras da Copa (11)
- Paysandu (1)
- Picaretas (2)
- aniversariante do dia (6)
- atletico mineiro (20)
- avai (1)
- azbox (12)
- bahia (8)
- barcelona (33)
- basquete (2)
- botafogo (44)
- cbf (9)
- copa do mundo (162)
- copa do nordeste (3)
- corinthians (36)
- coritiba (7)
- criciuma (2)
- cruzeiro (25)
- entretenimento (36)
- escandalo (1)
- f1 (19)
- flamengo (52)
- fluminense (44)
- futebol internacional espn (64)
- futebol no mundo (4)
- geral (1)
- gremio (22)
- internacional (19)
- inusitado (9)
- jogadores (29)
- liga das estrelas (5)
- liga dos campeoes (11)
- liga dos campeões (5)
- liverpool (24)
- mercado da bola (2)
- nautico (4)
- palmeiras (35)
- ponte preta (1)
- poquer (1)
- portuguesa (9)
- premier ligue (15)
- real madrid (17)
- rio de janeiro (1)
- santos (25)
- sao paulo (9)
- serie b (3)
- serie c (1)
- skate (1)
- sport (7)
- surfi (6)
- são Paulo (33)
- tenis (4)
- triste (11)
- ueffa Europa legue (2)
- ufc (12)
- vasco (116)
- vendas (1)
- vitoria (10)
- volei (8)
0 comentários: